Saudações futuro lojista!
Pensando em iniciar sua jornada no comércio online?
Sabemos que dá medo, principalmente se sua operação não estiver muito bem montada, primeiro em sua mente!
Sabemos que são centenas de pequenos detalhes que se não pensados no início, podem tornar os primeiros dias de operação um caos – e vão! E isso pode assustar um pouco.
Para aliviar um pouco essa sensação, criamos uma checklist do deve ser previamente definido para um início de projeto tranquilo e assertivo.
Você como lojista, deve se debruçar na parte estratégica do seu negócio.
- Negociações com fornecedores…
- Parcerias com influenciadores…
- Estratégias de marketing etc.
E não perder tempo e dinheiro pensando e estudando tecnologias, velocidade do site ou recursos da loja… Isso é com a gente =)
Dito isso, vamos lá:
Confira abaixo o Checklist de E-commerce do Estúdio Saccól para dar o start em sua Loja Virtual.
1 – Sua empresa e sua marca
Informações gerais
- Nome do seu projeto
Já definiu o nome do seu projeto?
Valide se já existem redes sociais e domínios disponíveis com esse nome.
Uma consulta rápida deve funcionar.
Se quiser uma validação mais profissional, valide os registros de marca. Já pensou sua operação bater 1, 2 anos e descobrir que esta marca já existe?
- Público para qual vende: Pessoa Física e / ou Pessoa Jurídica
Valide muito bem o tipo de comprador que você busca.
As tecnologias da Loja e emissões de Notas Fiscais mudam dependendo do tipo da sua venda.
- Conta principal do Google
Após a definição do nome, crie uma conta principal do Google para centralizar todos os serviços.
Mantenha nesta conta o seu Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Google Meu Negócio e serviços de apoio.
- Link do Google Meu Negócio
Na conta do Google do item acima, já crie um painel do Google Meu Negócio.
Este é um ponto que pode demorar algumas semanas para ser aprovado, então quanto antes começar, melhor!
- E-mails
Mapeie sua lista de e-mail @dominio:
contato@,
financeiro@,
sac@,
pedidos@…
e por aí vai.
- Conta do Reclame Aqui
Principalmente para Lojas brasileiras, o Reclame Aqui é referência na validação da qualidade das entregas.
Se antecipe, crie sua conta e demonstre que você tem uma operação transparente e confiável.
Ahh, e inclua em sua rotina responder os comentários desta plataforma semanalmente para manter sua nota alta.
- Links das redes sociais
Mapeie e crie as contas necessárias nas redes sociais.
Veja quais fazem sentido para seu negócio e as mantenha atualizadas.
- Lojinha do Instagram
As Lojas do Estúdio Saccól podem ser espalhadas no Instagram.
Caso tenha uma conta nesta rede (e recomendamos que tenha!), valide os pré-requisitos para a criação da Lojinha do Instagram. O Instagram pede contas com mais de 90 dias para liberar essa função. Então novamente, quanto antes começar, melhor.
Informações iniciais de envio
- Endereço completo do remetente
Defina o endereço de onde os seus produtos sairão. Precisaremos deste CEP para o cálculo automático de frete.
- Locais de venda e entrega
Defina se venderá para todo o Brasil, estados ou cidades específicas e ou se terão outros países na jogada. Isso muda consideravelmente as tecnologias da Loja e a parte fiscal.
Informações de atendimento
Você terá suporte e atendimento via Whatsapp? Compre o chip, defina o número e se necessário um aparelho exclusivo para esse fim.
- Telefone
Fará atendimento via telefone? Isso demanda tempo e disponibilidade. Pense com cuidado.
- E-mail do SAC
Defina o e-mail que ficará aberto 24 horas por dia em seu computador.
- Horário de funcionamento do SAC
Valide o horário oficial de suporte e atendimento ao cliente.
- Outras formas de atendimento (ex.: chat, atendimento presencial…)
Pensa em outra forma de SAC? Já defina as ferramentas e a viabilidade no dia a dia.
2 – Serviços externos fundamentais
- Domínio próprio
Definido o nome, registre o seu domínio no RegistroBR (.com.br) ou no Domains (.com).
- Hospedagem (ex.: Turbo Cloud)
Defina e já inclua os custos mensais da hospedagem.
Uma boa hospedagem é um serviço PRIMÁRIO da sua Loja.
Não investir em uma hospedagem é jogar dinheiro no lixo.
Não comece uma operação online sem ter em mente que hospedagem é investimento, e não gasto.
- Gateway logístico
O primeiro dos 2 grandes pilares técnicos da sua Loja: logística.
Estude serviços que diminuam o custo do frete, como Melhor Envio, Smart Envios, Kangoo, Jadlog etc.
O valor do frete é decisivo no momento da compra.
- Gateway de pagamento
O segundo grande pilar técnico da sua Loja: pagamento.
Estude serviços que diminuam a chance de ChargeBack e que a comissão seja menor, como Mercado Pago, AppMax, PagSeguro etc.
- ERP
Caso faça vendas presenciais ou em marketplaces, considere a contratação de um ERP, um centralizador de estoques, para que você não venda um produto que não existe.
3 – Condições de funcionamento do negócio
Ofertas
- Cupons de desconto
Todos gostam de cupom de desconto. Você oferecerá algum? Já precifique seus produtos considerando esta estratégia.
Quais as condições destes cupons?
Primeira compra?
Recuperação de carrinho?
Aniversário?
%OFF em compras acima de determinado valor?
Avaliação de produto?
Lançamento?
- Possui desconto progressivo?
Pretende oferecer desconto progressivo? 2 peças pelo preço de 1 talvez?
- Possui combo/kit de produtos?
Pense nos kits e combos. Ótimo para aumentar o ticket médio das vendas.
- Frete grátis
Novamente, todos amam frete grátis. Você pode oferecer? Em quais condições? Retirada presencial? Cupom de primeira compra? Cidades ou regiões próximas? Compras acima de determinado valor?
Produtos
Geralmente uma parte que demanda muita atenção dos projetos.
- Fotos
Seus produtos possuem fotos boas? A imagem vende tanto quanto o preço. Peça imagens de qualidade para seus fornecedores ou tire as fotos você mesmo!
- Vídeos
Quanto maior os formatos de exibição dos produtos, melhor. Considere os vídeos de apresentação, pois convertem muito!
- Lista de Categorias
Categorize os produtos com inteligência. Não é tão simples quanto parece.
- Lista de todas as variações possíveis
Seus produtos já possuem as variações corretas? Um tênis pode ser tamanho 34, 36 e 38. Esses mesmos tênis podem ser verdes, azuis e amarelos. Só aqui temos 9 variações diferentes.
Organize as variações com cuidado.
- Gerenciamento de estoque será feito na loja virtual?
Mapeie se você venderá apenas os produtos que possui no estoque ou se existe flexibilidade com os fornecedores de vender algo que você ainda não comprou.
- Possui quantidade mínima de produtos para efetuar a venda?
Autoexplicativo?
- Exibirá produtos indisponíveis?
Recomendamos a boa e velha lista de espera. Escolha uma plataforma que tenha este recurso.
Pagamento
- Quais meios de pagamento?
Escolhido o Gateway, valide se o mesmo possui todas as opções comuns de meios de pagamento: débito, crédito, pix, boleto etc.
- Parcelamento
Você oferecerá parcelas sem juros? Lembre-se que nesses casos, você assume os juros do cartão.
Assuma isso na precificação de seus produtos.
- Desconto para pagamentos via pix e/ou boleto?
É comum o lojista oferecer descontos nos pagamentos via Pix e Boleto apenas retirando as taxas dos cartões nas compras parceladas.
Frete
- Quantos dias são necessários para preparar o pacote/produtos antes de serem efetivamente despachados para a entrega?
Valide se você precisará de dias adicionais para embalar e despachar os produtos.
- Possui opção de retirada presencial?
O cliente quer retirar pessoalmente com frete grátis. Você está pronto para isso?
4 – Conteúdos necessários
Institucional
- Texto “Sobre”
Crie um bom texto para a página Sobre. Um ChatGPT pode te ajudar nisso.
- Fotos
Tire fotos da sua operação. Isso traz credibilidade.
LGPD e Políticas
- Termos de Uso
- Política de Privacidade
- Política de Entrega
- Política de Troca e Devolução
- Política de Reembolso
Ao contratar uma empresa para o desenvolvimento da sua Loja, confira se esse material é entregue junto.
A LGPD e o Google obrigam essas páginas de apoio.
Banners e imagens
- Banners da Página Inicial
- Banner do produto em destaque (se houver)
- Imagens para pop-up, blog e ofertas (se houver)
- Imagens para as Categorias
Tenha uma mente criativa por trás da loja.
5 – Recursos e funcionalidades opcionais
- Avaliações
Permitirá interação/comentários ou apenas as “estrelinhas”?
- FAQ (Perguntas Frequentes)
Mapeie as perguntas mais feitas pelo seu público… e já as responda!
- Newsletter
Considere a criação e manutenção de uma Newsletter para seu público. Isso gera um movimento orgânico bem valioso.
- Blog
Ainda pensando no orgânico, um blog é muito bem visto pelos motores de busca.